sábado, 11 de novembro de 2017

Cine Lançamento


Bikini Moon

Equipe de documentaristas registra, dia e noite, a trajetória de uma jovem sem-teto nas ruas de Nova York, apelidada de Bikini Moon (Condola Rashad). A proposta do grupo é transformar aquele material em um filme independente.

Brilhante filme autoral do cineasta macedônio Milcho Manchevski, cuja première foi aqui no Brasil, durante a 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (encerrada na semana passada). Manchevski veio para a sessão de lançamento, no dia 21 de outubro, no final conduziu um debate acerca do processo de criação de seu novo trabalho, um falso documentário que explora, de maneira eloquente, os limites do uso das redes sociais, das mídias espontâneas, do selfie, do “gravo, logo existo”, com foco em uma jovem sem teto, negra, sem papas na língua, de gênio difícil, que retornou da Guerra do Iraque e acaba no caminho da prostituição para se sustentar. A câmera dos documentaristas não deixa passar nada; eles registram, nu e cru, todas as ações de Bikini Moon, do acordar ao dormir, expondo as mazelas dos desamparados. O filme abre um diálogo profundo sobre a desestruturação das famílias e da vida dura dos moradores de rua americanos. A vitrine ilimitada, sem compaixão, da rotina da garota induz a uma reflexão relevante sobre a responsabilidade dos indivíduos na era digital: até que ponto devo postar informações pessoais na internet?
Numa fronteira sutil entre ficção e documentário, “Bikini Moon” é um conto de fadas urbano, de narrativa fascinante, impondo-se como um dos melhores filmes de 2017, protagonizado por uma atriz maravilhosa, Condola Rashad, do seriado “Billions”, que logo vai despontar! Previsto para estrear nos cinemas brasileiros somente em 2018.
Roteiro também de Milcho Manchevski, principal nome do cinema da Macedônia, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza pela sua obra-prima “Antes da chuva” (1994), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro – e, diga-se de passagem, um dos meus filmes preferidos!
PS: As quatro sessões de “Bikini Moon” na Mostra de Cinema de São Paulo foram antecedidas pelo novo curta-metragem do diretor, “O fim do tempo” (“The end of time”, 2017, 6 minutos), um bom exercício experimental de documentário em slow motion, gravado em uma rua cubana na cidade de San Antonio de los Baños, na província de Artemisa.

Bikini Moon (Idem). EUA, 2017, 102 min. Drama. Dirigido por Milcho Manchevski


Nenhum comentário: